Rali Municípios do Funchal e Câmara de Lobos 2024
A dupla João Silva/ Luís Rodrigues ao volante de um Skoda Fabia Rally2 Evo, venceu o Rali Municípios do Funchal e Câmara de Lobos 2024, organizado pelo Clube Desportivo Nacional, e reforçou a liderança do Campeonato Regional de Ralis.
Raúl Hernández, piloto de 22 anos, natural de Lanzarote é uma jovem promessa do automobilismo do arquipélago de Canarias.
Está na sua segunda temporada a disputar o FIA-WRC3 e FIA-JuniorWRC num Ford Fiesta Rally3 da equipa M-Sport Polónia, com excelentes resultados.
No ano de 2024 e após 3 participações no Rally Islas Canarias (2019; 2020 e 2022) o piloto estreia-se na categoria Rally2 com um Skoda Fabia RS Rally2 apoiado pelo Concessionário da Skoda Canarias Motorsport em Domingo Alonso Gran Canaria, na equipa RaceSeven.
Até à data tem apenas 1 vitória à geral na 29ª edição do Rally Orvecame Isla de Lanzarote, mas como co-piloto de Yeray Lemes em Porsche 997 GT3 RS 3.6 da equipa C.D. Lemes Competición.
Activate Sports Club
Apresentação da equipa Hyundai Motor Espanha no Activate Sports Club para a 31ª edição do Rallye International Villa de Adeje BP Tenerife Trofeo Cicar 2022
#4 - Surhayen Pernía / Alba Sánchez - Hyundai i20 N Rally2
O Activate Sports Club é muito mais que uma academia.
É um espaço ao ar livre focado no seu bem estar, único no sul de Tenerife.
Porque o desporto também é uma ótima maneira de se desconectar da rotina.
Destilerías Arehucas
A Fábrica São Pedro "La Fábrica", como era popularmente conhecida passou a chamar-se Destilerías Arehucas, a fábrica de rum mais antiga da Europa. O rum Ron Arehucas, considerado o melhor rum espanhol.
"Tomás El Loco"
TOMÁS GONZÁLEZ, história viva do Rally Islas Canárias, participou na 1ª edição do então Rally El Corte Inglês no ano de 1977.
Tomás González, piloto da Ilha de Gran Canária tem 70 anos, mais conhecido por "Tomás El Loco"
Atualmente o piloto com mais participações no Rally Islas Canárias, total de 40 participações.
Facto curioso, o seu melhor resultado na prova de Gran Canária foi um pódio, 3º lugar à geral, logo na 1ª edição do então Rally El Corte Inglês no ano de 1977, com um Isuzu Gemini.
No seu vasto palmarés de provas, a única prova disputada fora do arquipélago das ilhas Canárias e Bilbao em Espanha, foi em 1987 o Rali Vinho da Madeira, com um Toyota Starlet (#38) tendo desistido.
É já uma lenda, enquanto também o Mitsubishi Lancer GL 1400 MK1 da Escudería Maspalomas é um carro de corrida lendário.
Foi para mim um prazer ver este "jovem" piloto num cenário destes!
FIA ERC - 48º Rally Islas Canarias - 2024
Vencedor do FIA ERC - 2024
#16 - Yoann Bonato / Benjamin Boulloud - Citroen C3 Rally2
Vencedor do FIA ERC3 - 2024
#32 - Igor Widtak / Daniel Dymurshi - Ford Fiesta Rally3
FIA ERC - 48º Rally Islas Canarias - 2024
Vencedor do FIA ERC Junior - 2024 / FIA ERC4 - 2024
#35 - Mille Johansson / Johan Gronvall - Opel Corsa Rally4
FIA ERC - 48º Rally Islas Canarias - 2024
Vencedor do S-CER - Super Campeonato Espanhol de Ralis - 2024
#20 - Alejandro Cachón / Borja Rozada - Toyota GR Yaris Rally2
FIA ERC - 48º Rally Islas Canarias - 2024
Vencedor do CCRA - Campeonato Canário de Ralis de Asfalto - 2024
#23 - Yeray Lemes / Rogelio Penate - Citroen C3 Rally2
FIA ERC - 48º Rally Islas Canarias - 2024
Vencedor do Rally & You Bp Ultimate Plus Car Cup - 2024
#61 - Nelson Climent / Ayose Climent - Peugeot 208 Rally4
Vencedor do Clio Trophy Canarias - 2024
#70 - Noé Armas / Alejandro F. Caballero - Renault Clio Rally5
FIA ERC - 48º Rally Islas Canarias - 2024
Alejandro CANHÔN / Borja ROZADA - Toyota GR Yaris Rallye2
" Seguramente, sin el pinchazo, podríamos haber estado luchando por ganar el rally "
39° Rallye Historique du VAR 2023 
#212 - MERMET Philippe/CLERTON Gérard - Renault R5 Turbo
Championnat de France des Rallyes VHC
Vencedor do Grupo 1/2/3/4/5
39° Rallye Historique du VAR 2023
#202 - DELECOUR François/ROCHE Romain - Ford Escort RS Mk2
Championnat de France des Rallyes VHC
Vencedor do Grupo Clássicos
Robic Philippe
CFR - 69° RALLYE du VAR 2023
#266 - Citroën GS (1973)Philippe Robic dispute aujourd’hui des épreuves VHRS au volant d’une Citroën GS. Fils d’un agent Citroën, il avait toujours dit qu’un jour il courrait sur GS, la première voiture qu’il ait possédé une fois le précieux sésame rose en poche. C’est pourtant dans le baquet du copilote qu’il débutera en rallyes à bord de VW Golf GTi ou d’Alfasud Ti avant que les enfants, les affaires ne viennent mettre un terme à ces plaisirs.Pour autant, même s’il a déserté les lignes de départ, Philippe a longtemps officié comme commissaire technique et puis un jour, le virus l’a repris. Ayant passé l’âge comme il le dit de – s’enrouler autour des arbres- il se met en quête de celle qui lui permettra enfin d’accomplir son rêve. Et déniche au fond d’un garage une GS 1220 club de 1973, poussiéreuse mais saine.Il reste à faire fabriquer un arceau sur mesure, car aucun fabriquant ne s’est jamais risqué sur un marché si restreint, mettre deux sièges baquets et les éléments de sécurité obligatoires. Côté moteur Philippe monte des pipes vendues en accessoires qui permettent le montage de carburateurs Weber de 36. Au banc il obtient ainsi quelques chevaux de plus aux alentours de 70cv.Depuis lors, en compagnie de son frère qui le navigue, il explore avec bonheur toutes les épreuves présentant des doublures VHRS ou réservées aux anciennes. La GS a d’ores et déjà roulé aux rallyes de Monte Carlo historique, au rallye des vosges classic, aux doublures des rallyes de l’Ardèche, du Bordeaux-Aquitaine et de l’Automne-La Rochelle ainsi qu’à quelques montées historiques. Elle devrait être au départ du tour auto avec à son volant un certain François Alain bien connu des téléphiles.Quant à Philippe, il envisage de préparer une deuxième GS pour la location, sensiblement sur le même modèle que la première qui a largement fait ses preuves, avis aux amateurs.
Há
decorações que ganharam um lugar cativo na História do desporto… e
principalmente no coração dos adeptos ...
Marketing
poderoso… e veloz
FIAERC - RallyIslasCanarias 2021
#12 José
António "Cohete" Suárez/ Alberto Iglesias - Škoda Fabia RS Rally2
Equipa:
Grupo Recalvi Team
Santiago Padilla ...
#4 - Surhayen Pernía / Alba Sánchez - Hyundai i20 N Rally2




Marketing
poderoso… e veloz
FIAERC - RallyIslasCanarias 2021
#12 José
António "Cohete" Suárez/ Alberto Iglesias - Škoda Fabia RS Rally2
Equipa:
Grupo Recalvi Team
Santiago Padilla de 74 anos, piloto de Tenerife mais conhecido nas Ilhas Canárias por "El Percha".
Mais de 50 anos ligados aos ralis, e na sua última fase ativa através da "PERCHA SPORT"
Nobreza e honra, é o seu lema nos ralis ...
É já uma lenda, enquanto também o Ford Escort RS 2000 MKII é um carro de corrida lendário.
Foi para mim um prazer ver este "jovem" piloto num cenário destes!
#52 - Santiago Padilla / Nuria Padilla - Ford Escort RS MKII
Rallye Internacional Villa de Adeje BP Tenerife - Trofeo Cicar - 2022
Kalle Rovanperä ...
Kalle Rovanperä, o prodígio que se tornou o mais novo campeão do mundo de ralis de sempre com 22 anos de idade.O jovem finlandês Kalle Rovanperä iniciou a sua carreira com 14 anos e agora venceu, na Letónia, o campeonato mundial de ralis, superando um feito do escocês Colin McRae que venceu em 1995 com 27 anos de idade.
A inspiração para a modalidade herdou-a do seu pai, Harri Rovanperä, piloto do Mundial de ralis entre 1993 e 2006, que, em 2015, permitiu que Kalle fosse para a Letónia competir, contornando a lei finlandesa, que no país só autoriza pilotos com 18 anos.
Nesse país do leste da Europa, o talento do jovem foi logo evidente e, com 14 anos, venceu o campeonato de ralis da Letónia na categoria de duas rodas motrizes, ao volante de um Citroën C3, com o navegador Risto Pietiläinen, que já tinha sido co-piloto do pai.
O sucesso levou-o a subir mais um escalão e, no ano seguinte, já com um Škoda Fábia S2000, deu asas às suas qualidades e, com apenas 16 anos, venceu o campeonato da Letónia, tornando-se o mais jovem piloto de sempre a conquistar um título nacional de ralis, na categoria maior.
Perante tão promissora carreira, a Federação Automóvel da Finlândia concedeu, em 2017, a Kalle Rovanperä uma licença especial para poder competir antes dos 18 anos, algo seguido pela Agência de Transportes do país, que permitiu que o jovem tirasse a carta de condução com 17 anos.
Com essas credenciais, Kalle pôde participar em provas do calendário nacional da Letónia, Itália e Finlândia, que lhe abriram portas para competir em ralis do Campeonato da Europa e na categoria WRC2 - com um Ford Fiesta R5 preparado pela M-Sport, a segunda maior da modalidade a nível mundial, na qual foi o mais novo piloto na história da competição a pontuar.
Em 2018, no ano em que completou 18 anos, foi contratado para a equipa oficial da Škoda, com um plano para fazer seis a sete ralis pela categoria WRC2, na qual arrebatou o título mundial já em 2019, no primeiro ano em que fez o Rali de Portugal e terminou em sexto lugar na prova lusa.
Tal como esperado, o finlandês continuou a progredir na carreira e, em 2020, foi recrutado pela equipa de fábrica da Toyota, na qual, apesar da adaptação aos carros do WRC, disciplina maior dos ralis, bateu novo recorde, sendo o mais jovem piloto a subir a um pódio do campeonato.
J á em 2021, Kalle Rovanperä tornou-se o mais jovem piloto de sempre a ganhar uma prova do Mundial, na Estónia, ainda com 20 anos, começando a escrever as páginas douradas de uma carreira que promete colocá-lo entre os maiores de sempre da modalidade.
FIA ERC - Rally di Roma Capitale 2017
UMA PAIXÃO PELO AUTOMOBILISMO …A Madras Rubber Factory, conhecida como MRF ou MRF Tyres, é uma empresa multinacional indiana de fabricação de pneus e a maior fabricante de pneus da Índia.A paixão da MRF pelo automobilismo vai desde as corridas de karts, ralis e vários outros eventos de automobilismo.A sua equipa de ralis (MRF Racing) ganhou por duas vezes o prestigiado Campeonato de Ralis da Ásia-Pacífico da FIA e mesmo em campeonatos internacionais, os pneus de karting MRF homologados pela FIA são a escolha preferida.A MRF Racing, equipa de ralis ganhou pela 1ª vez um rali do FIA ERC - AZORES Rallye 2022.Parabéns ... #FIAERC - #azoresrallye 2022 ... 
Ricardo Moura viu a vitoria escapar por uma nesga …Na edição 56ª do AZORES Rallye, Ricardo Moura completou a sua 22ª participação (Inicio/ 2000) neste evento. Em 2016 consegue a vitoria à geral.Nesta edição 56ª do AZORES Rallye, depois de liderar desde o primeiro ao penúltimo troço, Ricardo Moura acaba por perder o Rallye por escassos 2,7 segundos na última PEC, sendo esta a mais curta diferença entre primeiro e segundo em todas as edições do Rallye dos Açores.Ricardo Moura conquista vitórias para o CPR, CAR, e o 2º lugar para o ERC, numa prova que parecia destinada ao piloto dos Açores.“Acabo por fazer um balanço positivo da nossa participação. Foi frustrante perder o rali na última classificativa, depois de ter liderado toda a prova. Apesar disso, estou feliz com o nosso desempenho e foi um prazer enorme ter voltado a correr na minha ilha, perante um público fantástico. Quero agradecer a todos pelo caloroso apoio que recebi ao longo de toda a prova, também à minha equipa de assistência e ao António Costa. No fundo foram 3 pódios no Azores Rallye, com dois primeiros lugares nos campeonatos de Portugal e dos Açores e um segundo lugar para o campeonato da Europa”, concluiu Ricardo Moura.Acontece aos melhores …
Rui Torres, piloto da Ilha de São Miguel tem 64 anos de idade, o veterano piloto açoriano, vai completar 25 participações neste 56ª AZORES Rallye 2022 é o piloto mais rodado nas estradas de terra de São Miguel.Tem 5ª participações como copiloto seguidas – 1979/ 1983 e 20ª participações como piloto, iniciado no ano de 1984, fazendo em 2022 a sua 20ª “Volta” à Ilha, não consecutivas.Foi para mim um prazer ver este “jovem” piloto num cenário destes!#FIAERC - #azoresrallye 2022 ... 
O jovem finlandês Kalle Rovanperä iniciou a sua carreira com 14 anos e agora venceu, na Letónia, o campeonato mundial de ralis, superando um feito do escocês Colin McRae que venceu em 1995 com 27 anos de idade.
A inspiração para a modalidade herdou-a do seu pai, Harri Rovanperä, piloto do Mundial de ralis entre 1993 e 2006, que, em 2015, permitiu que Kalle fosse para a Letónia competir, contornando a lei finlandesa, que no país só autoriza pilotos com 18 anos.
Nesse país do leste da Europa, o talento do jovem foi logo evidente e, com 14 anos, venceu o campeonato de ralis da Letónia na categoria de duas rodas motrizes, ao volante de um Citroën C3, com o navegador Risto Pietiläinen, que já tinha sido co-piloto do pai.
O sucesso levou-o a subir mais um escalão e, no ano seguinte, já com um Škoda Fábia S2000, deu asas às suas qualidades e, com apenas 16 anos, venceu o campeonato da Letónia, tornando-se o mais jovem piloto de sempre a conquistar um título nacional de ralis, na categoria maior.
Perante tão promissora carreira, a Federação Automóvel da Finlândia concedeu, em 2017, a Kalle Rovanperä uma licença especial para poder competir antes dos 18 anos, algo seguido pela Agência de Transportes do país, que permitiu que o jovem tirasse a carta de condução com 17 anos.
Com essas credenciais, Kalle pôde participar em provas do calendário nacional da Letónia, Itália e Finlândia, que lhe abriram portas para competir em ralis do Campeonato da Europa e na categoria WRC2 - com um Ford Fiesta R5 preparado pela M-Sport, a segunda maior da modalidade a nível mundial, na qual foi o mais novo piloto na história da competição a pontuar.
Em 2018, no ano em que completou 18 anos, foi contratado para a equipa oficial da Škoda, com um plano para fazer seis a sete ralis pela categoria WRC2, na qual arrebatou o título mundial já em 2019, no primeiro ano em que fez o Rali de Portugal e terminou em sexto lugar na prova lusa.
Tal como esperado, o finlandês continuou a progredir na carreira e, em 2020, foi recrutado pela equipa de fábrica da Toyota, na qual, apesar da adaptação aos carros do WRC, disciplina maior dos ralis, bateu novo recorde, sendo o mais jovem piloto a subir a um pódio do campeonato.
FIA ERC - Rally di Roma Capitale 2017


Do sonho à realidade vai um passo... de criança!
Se o sonho é o primeiro passo para a realidade e se as crianças são o futuro, o que acontece se juntarmos todos estes conceitos num “espaço” onde tudo é possível e o céu não é o limite?
Pedro Câmara, piloto de Vila Franca do Campo tem 41 anos de idade, deu os seus primeiros passos na modalidade em 2001.
Em 2022 fez a sua 4ª participação no Rallye dos Açores (3 como Piloto – 2006 – Carro ZERO; 2009 e 2022 e 1 como Copiloto em 2011).
Tem perto de 40 Ralis na sua carreira (37 – 33/ Piloto e 4/ Copiloto).
“Poder alinhar no AZORES Rallye nestas condições é a concretização de um sonho e agora só falta o podermos fazer o mais rápido possível. Isso virá com o tempo. No entanto, estou confiante e sinto que estamos bem preparados.”
Em “minha” opinião o piloto mais espetacular nesta edição do AZORES Rallye 2022





Sem comentários:
Enviar um comentário